segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Meninas-para- a-escola (amarilis) ...as flores que dão as boas vindas ao outono !

Queridos amigos
A Amaryllis belladonna (amarilis)é das minhas flores favoritas, linda, simples, cor-de-rosa, aparece muitas vezes de forma espontânea nos jardins e nos campos, este fim de semana apanhei umas tantas que tenho nas minhas jarras.
O seu nome vulgar em algumas regiões é meninas-para -a-escola, pois ela aparece nesta época , meados ou finais de setembro, altura em que começa a escola. É uma bolbosa e deve ser plantada na primavera. Não vale a pena desenterrar os bolbos, eles vã-se multiplicando formando maciços e tapetes lindos. Quando ela aparece é sinal que o verão está no final !!









Gostam de amarílis ?
Obrigado pela visita 
Até breve
Teresa

Imagens via : Pinterest

6 comentários:

  1. Olá Teresa!
    Desconhecia o nome desta flor:):) Mas tenho imensas!!! E sim, já tinha percebido que quando aparecem o Verão está a acabar...
    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela, também adoro mas acabei de perceber que o caule deita um liquido que deixa umas nódoas terríveis ! quando as apanhei pinguei o meu vestido e as manchas nunca mais sairam. bjs

      Eliminar
  2. Estas Amarilis estão exuberantes e formosas, parabéns pelos artigos daqui do blog, estou acompanhando para novidades.

    ResponderEliminar
  3. Este ano tenho-me apercebido destas flores em vários sítios na minha zona, desde campos a quintais particulares, não sabia o nome, realmente nesta altura é mesmo a anunciar o fim do Verão... vou tentar arranjar uns bolbos à beira do caminho, a ver se os consigo aproveitar para se darem no jardim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Celina, tenha só cuidado que os bolbos são tóxicos, de resto é uma planta que se dá bem em todo o lado, cheira bem e é linda !

      Eliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve