segunda-feira, 20 de abril de 2015

Apresentação do meu novo livro na RTP 1 !


Meus queridos amigos,
Hoje de manhã estive no programa "Agora nós" da RTP 1 a apresentar o meu novo livro, aqui fica o resumo e o link para o video !
Espero que gostem !

Um Jardim dentro de Casa


“É possível cultivar plantas em qualquer sítio, gastando pouco dinheiro e pouco tempo”

“A falta de espaço não é desculpa para não jardinar e a falta de tempo ou dinheiro também não. É possível cultivar plantas em qualquer sítio, gastando pouco dinheiro e pouco tempo.” Quem o diz é 
Teresa Chambel, que escreveu um livro que é um verdadeiro manual para quem quer ter um pequeno jardim dentro de casa, na varanda, no pátio ou terraço.
“Não é preciso grande experiência nem vastos conhecimentos para cultivar plantas. Os princípios são básicos e o mais importante é a vontade porque este é um livro dedicado a quem não tem a sorte de ter um jardim, mas tem varanda, terraço, pátio, floreiras de janela, etc, ou para quem só consegue mesmo jardinar em casa.”
Com este livro muito prático e de linguagem muito simples parece que qualquer um pode perder o medo e render-se aos encantos da jardinagem simples! Como, quando e por onde começar a jardinar são perguntas a que este livro responde. Segundo a autora pode jardinar em qualquer lugar, só tem de ter pelo menos 3 a 4 horas de luz por dia.”
as suas plantas morrem ao fim de alguns dias? Descubra quais são os erros mais comuns e a forma de os evitar. Não tem varanda? Há sempre solução… Se não tem espaço exterior não se preocupe: há muitas plantas para cultivar dentro de casa e pode sempre recorrer a uma mini-estufa para as suas ervas aromáticas. As plantas de interior são excelentes para renovar a sua decoração!
Para terraço e/ou varanda:
Reserve zonas para plantas aromáticas, plantas hortícolas e ornamentais. Se o espaço for muito pequeno pode plantar várias no mesmo vaso ou floreira. Veja como pode combinar, aromáticas com flores e hortícolas e assim fazer uma floreira com com sabor e aroma.
Floreiras de janela
Pode alegrar a sua janela e a sua casa recorrendo a floreiras de janela onde pode colocar, flores de época, pequenas árvores arbustos ou até aromáticas.
Dentro de casa
São muitas as plantas que pode ter em casa, mesmo sem sol direto. Desde aromáticas na cozinha, plantas tropicais nas salas, suculentas na casa de banho, cestos suspensos, floreiras de varanda, floreiras presas à parede.
Quando o espaço é pouco podem utilizar-se floreiras verticais.
Cuidados a ter
Colocar plantas de sol ao sol e as de sombra à sombra.
Quando comprar no viveiro chegar a casa e transplantar para um vaso maior drenado e com um bom substrato. Regar após a plantação.
Ferramentas básicas e materiais que deve ter para começar a jardinar
Pá de plantar; Ancinho pequeno  ou garfo; Tesoura de poda; Canas e ráfia; Substrato; Leca; Regador, Pulverizador, Plantas e/ou Sementes


Obrigado pela visita!
Até breve
Teresa

4 comentários:

  1. Olá querida amiga Teresa Chambel
    Quero te parabenizar pelo seu segundo livro UM JARDIM DENTRO DE CASA.
    Meu tempo está bem escasso, pois me mudei para uma linda chácara, e seu primeiro livro está sendo de muita valia, assim que der lhe envio fotos, pois seus conselhos estou seguindo a risca.
    Quero saber como faço para adquirir seu livro, não posso ficar sem, na minha biblioteca.
    SUCESSO, Você merece!,
    Abraços do Brasil, especialmente de Ribeirão Preto, interior de São Paulo

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns,
    Pelo novo livro, votos de muito Sucesso!
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Esteve muito bem:) Como sempre!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Teresa! Tomei a liberdade de falar do seu livro no Cem Manias:) Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve