quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Uma planta com cor de outono todo o ano...

Queridos amigos,
A escolha de uma sebe é sempre uma grande escolha...pois é algo que vai ser muito marcante e que vai estar muito visivel no nosso jardim. Tenho sempre grandes dúvidas na escolha da sebe quando projeto um jardim, mas a fotinia é muitas vezes a minha escolha..Por várias razões, cresce rapidamente, te uma folhagem linda verde e quando podada as folhas novas nascem encarnadas, ou seja tem aquela tonalidade de outono mas todo o ano. Faz um excelente contraste com o verde e é quase sempre uma escolha segura. Dá-se bem de norte a sul do pais e gosto de a podar várias vezes ao anos para estar sempre encarnada. Também pode ser usada isoladamente,  podada (topiada) com várias formas é uma boa opção para vasos, floreiras, terraços, etc. Também fica bem misturada com outras plantas como o ligustrum, eugénia, etc para uma sebe mais irregular.

Se não sabem que sebe escolher poderem a utilização da fotinia, vejam algumas imagens para se inspirarem:



Esta fotografia é de um projeto meu no Estoril



 Fica uma sebe linda

 Mistura com ligustrum
 Talhada em vaso

Para quem quer saber mais

Photinia x fraseri "red robin"
Familia -Rosaceae
Origem - Japão e China
Nome vulgar- Fotinia
Ciclo de vida – Perene
Regime da folha - Folha persistente
Época de plantação – Qualquer altura
Época de Floração – Primavera
Cor de floração – Branca
Altura – até 5 m
Condições de cultivo: Bastante luz, meia sombra, solo bem drenado com matéria orgânica e ph neutro ou ligeiramente alcalino. Folhagem verde com os rebentos novos encarnados.
Utilização: Isolada, em sebe talhada ou livre.


Obrigado pela visita
Até breve
Teresa

Imagens : TC e Pinterest

5 comentários:

  1. Não conhecia a Fotinia. Tenho experimentado várias sebes no meu pequeno jardim, e essa parece ser uma boa opção.

    ResponderEliminar
  2. É muito gira :)
    Beijinho*
    www.flordemaracuja.pt

    ResponderEliminar
  3. OláTeresa,
    Também eu não conhecia esta sebe. Fotinia é o nome?!?!
    E já percebi que sempre se pode talhar para um vaso!...Que bom é uma bel a ideia para o meu terraço! Obrigada e quanto ao seu projecto,ficou sem duvida exuberante, lindo!
    Parabéns pelo bom gosto! Bjos

    ResponderEliminar
  4. Só para me identificar: Paula Cortez

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde
    Gostaria de fazer uma sebe com vermelha photinias mas li que não devem ser plantadas perto do mar porque não toleram a salinidade. E como o meu jardim fica perto do mar já tinha desistido da ideia mas depois de ler isto e como o Estoril também fica perto do mar fiquei na duvida...

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve