quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Um passeio no Bosque encantado de Oma...

Queridos amigos,

Há dois fins de semana estive na Cantábria e e Pais Basco e tive oportunidade de conhecer um sitio mágico que não conhecia..BOSQUE PINTADO, situa-se perto de Guernica, num sitio lindo que é reserva da biosfera.

Este bosque de pinheiros é uma obra de Landart criada entre 1982 e 1985 pelo pintor e escultor basco Agustin Ibarrola. Os troncos das árvores estão pintados e em conjunto compõem figuras geométricas, humanas e animais.

A ideia é conseguirmos ver as 47 figuras e é um processo de descoberta muito interessante.
Algumas são compostas por duas ou três árvores e outras por dezenas delas, vão desde, arco-íris, relâmpagos, composições de homenagem a pintores como Miro e El Greco, recriação de crianças, adultos, ciclistas, olhos e formas geométricas várias de todas as cores do arco-íris.

Este é um excelente exemplo de Landart e de como a natureza e a arte se completam. Cada um de nós vê um bosque diferente, consoante o sentido da visita e a perspetiva com que vai observando.
Segundo Ibarrola este bosque é uma chave para a cultura basca, inspirado pelas pinturas rupestres do paleolítico que existem na gruta de Santimamiñe a poucos quilómetros daqui.
Para chegar lá temos de deixar o carro a 3 km e fazer uma caminhada a subir e depois a descer..a minha familia queixou-se um bocado mas valeu a pena... pois é uma visita única !

 Painel de entrada onde nos informa que temos de  andar 2,8 km..

Quase a chegar..
 Convite a um beijo 

Esta é uma das primeiras das figuras que se vê quando se desce em direção ao bosque.
 Um expande e o outro contrai numa linha curva 
 O Grande olho 

 Uma figura pintada a branco de grande dimensão  que é composta por pedaços de desenhos em cinco árvores diferentes
Arco-íris na vertical 

Esta é uma das primeiras composições do bosque e foi pintada no início de 1982.

 Relâmpago capturado, relâmpago quebrado 

Esta composição segundo Ibarran aparece como memória a uma grande trovoada que caiu sobre a floresta.
 Casal em azul e encarnado

Um casal a duas cores e a representação de várias pessoas a correr como se estivessem a fugir da polícia.

 Olhos 

Segundo o autor “a vida tem mais olhos do que eu” , esta é uma composição em que dá vontade de parar e observar muito tempo, há olhos a olhar em todas as direções, de todas as formas, cores e feitios, cada passo que damos vemos olhos diferentes, é genial.

Ao estilo do grupo 57
Foi um grupo formado por Augustin Ibarrola em 1957 em Paris em conjunto com artistas como Jorge Duarte, Juan Serrano, etc, uma homenagem à pintura que faziam na época.

Curva, contracurva, concavidade, convexidade, plano 

Os ciclistas estão a chegar 
Uma homenagem a muitos dos visitantes que chegam ao bosque de bicicleta tendo para isso que fazer um percurso acidentado de todo o terreno.

Caminheiros movem-se sem andar 
Uma homenagem a todos os que passam pelo bosque, caminham até lá chegar, param, observam, movem-se sem andar, aparecem e desaparecem. Esta composição foi batizada por Ibarrola como três em um.

Este bosque vale bem uma visita e para isso tire uma manhã ou uma tarde pois precisa de pelo menos 2 ou 3 horas para fazer o percurso até lá


 Conseguir ver as várias composições tem de estar em cima das setas amarelas correspondentes, só dai tem a perspectiva completa. Para ajudar a visita aconselho que imprimam a planta ( fazem dowload no link que coloquei no inicio).
Espero que gostem e se puderem visitem !

Obrigado pela visita
Até breve
Teresa
Imagens :TC



1 comentário:

  1. Obrigada D.Teresa Chambel pela partilha, não conhecia, nunca ouvi falar sequer mas vou ter em conta para fazer este passeio. Achei lindo.

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve