segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Sábado foi dia de plantar novos ciclamens ...

Queridos amigos,
Tenho sempre de jardinar no fim de semana nem que seja meia hora,  este fim de semana fui ao Lidl ( passo a publicidade) e vi uns ciclamens lindos a 1.90 euros. Como me morreram dois ciclamens este ano (um cor de rosa escuro e um claro) resolvi comprar dois para os substituir..pois se há planta que eu gosto é di ciclamen, têm a vantagem de estar em flor todo o outono, inverno, primavera e muitas vezes até no verão.
Reciclei dois vasos (exactamente aqueles onde estavam os outros ciclamens)  aproveitei parte do substrato e juntei humus e uma parte de novo substrato siro plant. Depois foi só plantar e regar, não demorei mais de meia hora nesta tarefa e o meu terraço ficou muito mais bonito com menos de 5 euros !

 Os dois ciclamens cor-de-rosa, um mais claro e outro mais escuro
 o meu substrato favorito...
 Renovar o substrato
 Ver se cabe
 Já sem vaso
 Ficou lindo e agora com u humus ainda vai ficar melhor
 Adoro este tom de cor-de-rosa

 O outro vaso e os mesmos procedimentos


Também ficou lindo !
Adoro ciclamens !

Para quem quer saber mais
Cyclamen persicum
Família:Myrsinaceae
Origem: Grécia, Região Mediterrânica
Nome vulgar: Cíclamen
Ciclo de vida: Perene
Propagação: Por semente
Época de plantação: Outono e Inverno
Época de Floração: Outono, Inverno, Primavera
Cor de floração: Rosa, salmão, branco, encarnado
Altura: até 0.20 m
Distância de plantação mínima: 0.2m
Condições de cultivo: Solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Meia sombra, sombra.
Utilização: Como planta de interior, ou de exterior em vaso, floreira, bordaduras mosaico-cultura.


Manutenção: Gosta de regas frequentes. Devem-se arrancar com a mão as hastes florais no final da floração (se cortar fica um emaranhado). Por vezes podem-se arrancar algumas folhas mais velhas e mais descoradas para favorecer o rejuvenescimento e o aparecimento de folhas e flores novas.

Gostam de ciclamens ?
Tém no jardim, no terraço ou mesmo dentro de casa ?
Obrigado pela visita
Até breve
Teresa

Imagens: TC


2 comentários:

  1. Olá Teresa Bom dia!
    Também eu gosto muito de ciclamens, acontece que tentava sempre protegê-los do frio, do sol, da chuva...porque os achava demasiado frágeis!.
    A minha filha mais nova está este ano a estudar em Braga, num T1 de uma casa antiga recuperada, onde é habito nas varandas terem flores, quase sempre "sardinheiras". Acontece que não arranjei lá em Braga nenhuma e uma florista sugeriu ciclames num dia de temporal. Fiquei surpresa portque a sra me disse que se dariam melhor do que a própria sardinheira... e não é que estão lindos! Há já 1 mês que os coloquei e por conselho da florista coloquei substrato"siro" até meio da floreira e coloquei os vasos(2 em cada floreira) pousados na terra sem tirar o vaso plástico. Estão lindos, fortes e Cheios de flor ao vento, à chuva (sim Porque em Braga chove sempre muito!)ao tempo e a varanda distingue-se lá na rua; no Largo do Paço! Vou ter que fazer o mesmo no meu terraço...Porque afinal com tantos cuidados que eu tiinha, nunca tive aquele êxito antes!...Todos os domingos os visito e estão cada vez mais lindos?!?!?!? Também a minha Sofia os vigia diariamente com muito carinho!...Beijinhos Teresa e uma boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Há pouco não me identifiquei, desculpe Teresa
    paula Cortez

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve