terça-feira, 14 de outubro de 2014

Domingo é sempre dia de jardinar....


Queridos amigos,
Embora não tenha o jardim de inverno (mas continuo a sonhar que um dia vou ter) tenho um terraço coberto por isso não apanho chuva no inverno (o que obriga a nunca parar com as regas) mas que me permite jardinar todo o ano.
Penso sinceramente que para quem tem um espaço de varanda ou terraço pequeno a melhor forma de o ter sempre bonito e de não desistir é jardinar pouco de cada vez. É o que eu faço, todos os fins de semana tiro umas horas para cortar, limpar, semear, plantar ou colher consoante a época do ano.
no domingo estava um dia horrivel e por isso não me apetecia muito ir lá para fora, mas fui so supermercado e comprei um crisantemo ( nunca tinha tido nenhum no terraço) pois é para mim uma das flores indispensáveis nesta época, adorei este amarelo torrado quase cor-de-laranja. Cheguei a casa e fui plantá-lo e ainda aproveite para fazer umas sementeiras de asteres ( outra das minhas flores favoritas desta época). Nem demorei uma hora e fiquei contente com o resultado.


Tudo o que é preciso, substrato, humus, sementes, plantas e caixa para sementeiras, estou muito triste pois da última vez que fui à TV desapareceu a minha tesoura de poda inglesa ( aquela que eu tanto gostava) e ainda não comprei outra...
 Adorei a cor deste crisantemo
 As oxalis estavam no fim ..e aproveitei para retirar os bolbos e reutilizar este vaso que é muito grande.  

Retirei uns 10 cm de camada superficial do substrato existente e arranjei espaço para o torrão do crisantemo

 Soltei um pouco as raizes para fomentar o enraizamento

 Preenchi os espaço á volta com humus de minhoca (Siro Humus)
 Ficou assim, vamos ver se resulta
 Resolvi fazer as sementeiras de asteres numa caixa da fruta com rolos de papel mas coo a caixa é perfurada coloquei um pouco de geotextil no fundo, o Kiko como sempre estava muito atento..

 Usei estas sementes de asteres
 Enchi os rolos com substrato, coloquei as sementes e mais um pouco de substrato
Depois é só pulverizar, as sementeiras devem ser pulverizadas diariamente para garantir que se conserva a humidade. O facto da caixa ter tampa ajuda pois funciona como uma mini estufa.

Também jardinaram este fim de semana ?
Obrigado pela visita e até breve
Teresa

Imagens : TC

6 comentários:

  1. Olá Teresa. Leio sempre o seu blog, que adoro e onde aprendo muito. felizmente espaço não me falta e todas as semanas faço algo pelo jardim, lá fora ou nas janelas da cozinha. Esta semana decorei um carrinho de mão antigo com a ajuda da filhota, com suculentas e conchinhas da praia. E este domingo semeei mais umas aromáticas e umas florzinhas de papel na mini estufa que tenho na cozinha! A felicidade de semear uma flor é algo indescritível! Um grande beijinho e obrigada pelas inspirações! Neuza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Neuza, obrigado pelas suas palavras tão qs tão simpáticas, imagino que o carrinho de mão tenha ficado lindo ! bjs

      Eliminar
  2. Parabéns Teresa,
    Quem sabe... sabe...
    Um Beijinho
    :)

    ResponderEliminar
  3. Ah adoro ver sua habilidade, já aprendi bastante mas ainda não consegui transformar minhas sementes em plantas, elas brotam e depois morrem...eu pulverizo pela manha e a tarde mas ainda não passei de uma determinada fase, mas continuo insistindo...até comprei uma muda grande de alecrim pra me acalmar,rsrsrs porque a semente nem brotou em 15dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá wilma, é uma questão de persistencia ! as sementes de alecrim são muito dificeis de germinar, é sempre melhor fazer por estaca, bjs

      Eliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve