segunda-feira, 6 de maio de 2013

Kokedama...plantas por um fio....


Queridos amigos,

Ter um blogue também é ter um meio de divulgação de pessoas e actividades que acho interessantes, tem sido uma experiência gratificante pois estou em permanente aprendizagem. Não sei se conhecem a técnica kokedama ( eu não conhecia e fiquei rendida), uma técnica Japonesa antiga, onde se trabalham as plantas envolvendo o seu torrão/raízes em musgo. Elevando as plantas a um patamar superior, são penduradas por fio, possibilitando uma decoração com plantas mais duradoura e interessante. 
A Ana Miguel, é da  Maia e é Arquitecta Paisagista a trabalhar em Vila Real.

Conheceu esta técnica kokedama no ano passado, através da internet, e experimentou fazer para ela. Gostou do resultado e a ânsia de experimentar com plantas diferentes e o bom resultado fez com que começasse a divulgar este trabalho. 

Trabalha com plantas que vão desde as aromáticas e condimentares (para quem não tem muito espaço na cozinha para ter vasos pousados), suculentas (plantas robustas e com baixa necessidade de rega), fetos (que combinam sempre bem com o musgo e são ideais para divisões mais sombrias) e outras ornamentais tanto para interior como para exterior da casa. 

Estas estruturas vivas são de baixa manutenção, necessitando (em geral) de ser mergulhadas em água uma vez por semana (podem ser mais ou menos frequentes em espécies mais com necessidades mais específicas). O musgo poderá ser pulverizado com água com mais frequência, nos meses mais quentes e secos. Também é usado musgo seco, para reduzir a manutenção por pulverização.

Os preços das plantas variam entre 5 e 20 euros podendo no entanto consoante a dimensão da planta e o valor desta no mercado. Poderá fazer encomendas personalizadas.
Fiquei rendida e deixo-vos aqui algumas imagens que a Ana teve a simpatia de me enviar, não tenho nenhuma mas vou querer ter.

 Rosmaninho

 Cravineas
 Bolbosas e fetos
 Cravinea
 Asparagus setaceus
 Suculentas
 Azaleas

 Orquideas
 Fetos

 Rosmaninho e muscari
 Mais suculentas




 Aromáticas

 Fetos e suculentas


 Rosas
 Mais fetos

Gostaram ???
Adorei e acho que faz um efeito extraordinário.
Para mais informações e encomendas aqui ficam todos os contactos


Até breve
Teresa Chambel

Imagens e base dos textos que muito agradeço : FIU

11 comentários:

  1. Gostei sim.Um pouco primitivo mas com um toque muito natural!
    Vou experimentar... acho uma ideia bastante original! Até breve.
    Paula Cortez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O efeito é fantástico de uma simplicidade desarmante.. bjs

      Eliminar
  2. Obrigada Teresa, pelo interesse no meu trabalho e na técnica kokedama, divulgação, disponibilidade e simpatia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, não tem que agradecer, é sempre um prazer divulgar ideias e trabalhos interessantes e inovadores, muito boa sorte com o seu projeto ! bjs

      Eliminar
  3. As plantas parecem ganhar vida e percorrer a casa. Lindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, adoro a imagem quando estão várias penduradas..já não há desculpas para quem não tem espaço. bjs

      Eliminar
  4. Também adorei, por isso resolvi divulgar, uma ideia simples e diferente, bjs e obrigado pela visita

    ResponderEliminar
  5. Lindíssimo, muito obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  6. Olá Cristina, é uma forma linda de ter lantas em casa ! bjs

    ResponderEliminar
  7. gostaria de saber sobre a composição da terra para fazer!?

    ResponderEliminar
  8. Eu comecei a cuidar de algumas que comprei , com orquideas ,mas percebi que depois que morrem as flores, elas ficam muito secas, tenho que molhar quase que dia sim e dia não... é isso mesmo?

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve