quinta-feira, 11 de abril de 2013

O que eu gosto de magnolias...

Queridos amigos,
Hoje vou falar de uma das minhas árvores favoritas a Magnolia x soulangeana, uma magnólia de folha caduca e que tem a particularidade de estar em flor no inicio do primavera e de ter a floração antes da folha nascer o que é muito bonito, formam manchas de cor únicas. Infelizmente para quem vive no sul de Portugal não é uma boa escolha ( excepção de Sintra) pois ela gosta de solos ácidos e de algum frio.
Nas férias da páscoa estive no centro e norte do pais e é vê-las por todo o lado, lindas e de todas as cores.
Se tem a sorte de viver em clima favorável é uma excelente opção para o seu jardim, aqui ficam imagens inspiradoras:
I
 Quem resiste a uma magnólia em flor ??
 A flor é linda...

 Gosto de todas as cores mas o cor-de-rosa pálido enche-me as medidas !

 As brancas também são muito bonitas, quando em alinhamento fazem um sucesso


 A dificuldade está na escolha...

Lindas até para fazer coroas de primavera

Para que quer saber mais :

Magnolia x soulangeana
Família:Magnoliaceae
Origem: China
Nome vulgar: magnólia
Ciclo de vida: Perene.
Propagação:  Estaca ou alporquia.
Época de plantação: Outono e Primavera
Época de Floração: Início da primavera com a árvore ainda sem folhas.
Cor de floração: branca, rosa, rocha
Altura: 4- 5 m
Distância de plantação mínima: 3- 4
Condições de cultivo: Sol, meia sombra. Não gosta de muito calor mas tolera bem o frio e o vento. Precisa do solo sempre húmido, logo prefere solos profundos, ricos em matéria orgânica e bem drenados, tolera solos calcários embora prefira os solos ácidos. Muitas vezes não dá flor nos primeiros anos após a plantação.
Utilização: Há muitas variedades, todas elas com flores de tamanhos cores diferentes. Precisa de espaço para se desenvolver. Alinhamento, isolada ou em grupo.

Espero que tenham gostado
Até breve
Um abraço
Teresa Chambel

Para ganhar um HERPACK
veja

AQUI

Imagens via : Pinterest

35 comentários:

  1. A minha é de folha persistente, as flores são raras mas de um tamanho e perfume incomparáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito da Magnolia de folha persistente até porque o aroma da flor é extraordinário. bjs

      Eliminar
    2. Bom dia gostava de ter uma na minha casa no Litoral Alentejano. Será que se dá?

      Eliminar
  2. São absolutamente fantásticas! Eu vivo no norte, e encontro-as todos os dias no caminho que faço para o meu emprego. Aliás, temos uma no meio do pátio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Halle, que sorte ter no seu pátio ! eu também gostava !! bjs

      Eliminar
  3. Eu adoro esta planta, quando está em flor é magnifica.

    Tenhos duas no jardim á cerca de dois anos, mas continuam ser dar flor. Porque será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, por vezes não dão flor nos primeiros anos mas pode aduba-la agora na primavera e verão para fomentar a floração do próximo ano.
      Até breve

      Eliminar
  4. Absolutamente deslumbrante!!

    É por isso que eu gostava muito de um jardim!

    Continuação do Bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro ! e adorava ter um jardim com uma ...ou mais..vamos sonhando ! bjs

      Eliminar
  5. Eu acho lindas em flor...tenho um pé na cor lilás , pretendo comprar a branca , essa aí é rosa?? nunca vi!
    belo dia! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A rosa é linda ! tanto a rosa claro como a mais viva ..bjs

      Eliminar
  6. São espetacularmente lindas; aprenderei aos poucos a identificar as espécies floris com a tua ajuda, Teresa. Recebas aí o meu abraço bem brasileiro \Ô/ pelas lições sempre fartas e agradáveis que aqui encontro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida Doralaice, ainda bem que gosta e eu gosto sempre muito dos seus comentários ! beijos de Portugal

      Eliminar
  7. Vendo as imagens , dá para entender porque é a sua arvore preferida , e ela realmente é linda.
    fotos maravilhosas.

    abraços. eueminhasplantinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São lindas não são Simone ? beijos e até breve

      Eliminar
    2. de que forma posso "multiplicar". Pega de estaca ?

      Eliminar
  8. São lindas. Tenho uma em frente à janela da cozinha.

    ResponderEliminar
  9. Que imagens lindas, Teresa. Tenho um pé lá na minha casa da praia, adoro também. Aqui na minha região não se vê muito, não sei porque, pois ela está indo super bem lá na praia...beijos e até mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São lindas demais Claúdia, elas dão-se bem perto da praia mas gostam de algum frio, será por isso ? beijos

      Eliminar
  10. Oi Teresa!
    Adoro jardins e flores. Essa magnólia é linda demais e ainda tem essa peculiaridade de dar flor antes das folhas. Difícil mesmo é escolher né? Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarete, é verdade o dificil é escolher , mas se tivermos um jardim grande podemos plantar de muitas cores ! beijos

      Eliminar
  11. Olá Teresa, a Magnólia é uma daquelas árvores que há muito desejo ter mas, infelizmente o meu jardim fica perto do maciço da Serra de Montejunto- Aire/Candeeiros, uma das zonas mais calcarias do país. Embora tenhamos grandes geadas no Inverno e bastante água disponível, o solo é mesmo mto calcário, tenho serias duvidas que uma magnólia se fosse aguentar, ou vir a florir. Consigo corrigir para espaços pequenos, mas para uma árvore como a magnólia será mais difícil...ainda assim, ainda não desisti e no próximo outono gostaria de tentar plantar uma! Vamos ver, cumprimentos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pois é Montejunto é mesmo muito calcário não sei como é que se dará a magnólia..nada como tentar ! obrigado pela visita e até breve

      Eliminar
  12. Olá. Também gostaria de ver uma ou duas magnólias num pequeno jardim que tenho junto a uma parede com janelas da minha casa. Julgo que aguentariam o clima ventoso pois está virado para Norte. A dúvida maior é se é boa ideia colocá-las a cerca de um metro das paredes de casa e de um passeio, tendo em conta que vão crescer e poderão "destruir" o passeio/paredes. Será melhor pensar noutra árvore? Agradeço a atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não sei se as magnólias vão aguentar muito vento, não é boa ideia colocá-las tão perto da parede pois elas têm um sistema radicular exigente, devem estar pelo menos a 3 metros da parede, bjs

      Eliminar
  13. Olá querida, tudo bem? amo Magnólias, sou um admirador de flores. a minha mãe se chama magnólia e eu queria muito encontrar uma arvore magnólia pra mim. onde encontro essa arvore - flores? bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá, eu amo muito essas flores!! a minha mãe se chama magnólia e eu queria presentear ela com flores magnólia.. :D onde eu posso encontrar essa arvore/flores? obrigado.

    ResponderEliminar
  15. Na vila onde resido (Lorvão) existe uma árvore de médio porte,folha verde carregado,
    referenciada como magnólia.Esta apesar de poder já ter mais de 10 anos não produziu até hoje,e que eu me recorde,nenhuma flor.Produz na verdade uma espécie de pinha com sementes aromaticas de côr amarelo e alaranjado.Plantei a 5cm de profundidade,e em vaso cerca de 20 sementes.Todas nasceram e já medem entre os 5cm e os 15cm.Obviamente serão plantadas,contudo eis duas questões:
    Qual é o nome da magnolia que menciono?
    Todas as minhas "recém-nascidas" magnolias serão como a árvore mãe,sem flor?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  16. Bom dia. Tenho uma magnólia que está a ficar alta demais. Como posso poda-lá para
    que fique mais baixa? Obrigada

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde,

    Parabéns pelo blogue.

    Era possível informar-me onde poderei adquirir uma magnólia para plantar? (na zona do Porto). Obrigada e cumprimentos, Joana Cunha

    ResponderEliminar
  18. Será que me pode informar se a folhagem dura muito tempo?

    ResponderEliminar
  19. Este ano (2015) tenho verificado que algumas magnólias x soulangeanas floriram, não só logo ante da foliação, mas também agora no início do Verão. Alguém sabe-me explicar qual a razão para tal facto?

    ResponderEliminar
  20. Moro em apartamento que tem um terraço.Tenho laranjeira ,vergamoteira ,pitanga anã ,citronela ,estremosa e outras plantas.Conseguiria ter ,em vaso ,a magnólia de jardim. Sonho de infância .

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde**
    Adoro Magnolias e gostava de saber se se dão no Alentejo Litoral ao pé do mar** Queria pôr uma na minha casa**
    Grata**

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve