domingo, 8 de abril de 2012

Jardins selvagens, desorganização..organizada

Caros amigos, espero que tenham passado uma excelente Páscoa. Peço desculpa pela minha ausência nestes últimos dias mas estive fora de Lisboa, tinha um péssimo acesso à internet e não consegui fazer nenhuma publicação.

Estive no campo e dai a inspiração dos “jardins selvagens”,  gosto de jardins em que as cores, formas, texturas e aromas se misturam conferindo ao espaço um aspeto meio selvagem como se a natureza se misturasse com o jardim.

A grande mancha de Ceanothus tirsifolius limita o espaço e não é preciso mais nada..



Em meio rural este é quanto a mim o “espirito de jardim adequado”, permite-nos descontrair e não andar sempre obcecados com podas, infestantes e com a “arrumação excessiva das plantas”, são jardins que contam histórias e que muitas vezes vão crescendo “ao sabor do vento”.

Não quer dizer que não tenham manutenção pode é ser menor uma vez que as plantas que escolhemos irão crescer mais livremente, exigindo menos podas, cortes, tratamentos, etc.
Devemos ainda manter distâncias de plantação maiores (pelo menos metade do diâmetro da planta adulta) se um arbusto medir 1 m de diâmetro na idade adulta nunca o devemos plantar a menos de 50 cm de outra planta e podemos até deixar mais espaço.

Este tipo de espaço é ideal para casas de férias onde a utilização é sazonal e a manutenção menor. Mas pode criar este tipo de jardim em qualquer sitio desde que tenha algum espaço e que escolha as plantas certas.




Pode criar recantos para refeições..mais citadinos


Ou muito campestres..



Pode optar por prados em vez de relvados..uma solução mais ecológica

As gramíneas são sempre uma boa combinação..


Neste tipo de jardim misture as plantas de que mais gosta ( em módulos de 3, 5 ou 7  de cada de preferência e vá repetindo) a ideia é criar um espaço naturalizado, variado,  meio “desarrumado” mas harmonioso, nem sempre á fácil conseguir esse efeito mas inspire-se e utilize plantas como as alfazemas, salvias, rosas, alhos ornamentais, santolinas, teucrium, mancenilhas, equinaceas, malmequeres, alecrins, pascoinhas, folhados, etc, misture bolbosas e anuais como lirios, açucenas, paeonias, jarros, frésias, etc


Os alhos ornamentais tão ao gosto inglês..conferem um ambiente de "Cottage"
Alfazemas, baunilha, rosas, azaleas, brincos de princesa, gramineas, etc..perca o medo e faço combinações como esta..


Uma zona de estar no meio das alfazemas e alecrim..
Salvias, rosas, alfazemas, gramineas, malmequeres, etc


Alguns exemplos de plantas que pode utilizar para criar espaços com este tipo de ambiente..
Alfazemas
Lavandula dentata



Salvias
Salvia farinaceae



Rosmaninho
Lavandula stoechas



Alecrim
Rosmarinus officinalis



Marcenilha ou perpétuas
Helichrysum  stoechas

Ceanothus thyrsifolius


Alho ornamental
Allium sp


 Equinacea
Echinacea purpúrea
Nada mais bonito que um campo de equinaceas..


Maçaroco
Echium candicans


Baunilha
Heliotropium arborescens


Malmequeres azuis
Felicia amelloides

Obrigado e até breve,
Teresa Chambel

Imagens via   Pinterest, House to Home, House Beautiful, Natura Mediterrânico, Portland Monthly, George Weigel, Davis La, Teresa Chambel

1 comentário:

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve