domingo, 15 de abril de 2012

Jardim no Estoril- antes e depois..

Caros amigos, tenho estado mais ausente do blog porque tenho um projeto, de que vos falarei  em breve, que me tem consumido muito tempo. Mas aqui fica um antes e depois de um pequeno jardim no Estoril.
Imagem geral do espaço após intervenção

Fiz o projeto deste pequeno jardim no Estoril onde todo o espaço exterior foi alterado o que valorizou a casa e permitiu a utilização de todo o espaço exterior. A casa construída nos anos 70 sofreu profundas obras de remodelação para receber os novos proprietários e adaptar-se às suas necessidades.

O jardim existente com cerca de 400 m2 tinha um traçado complicado e confuso, com uma profusão de desníveis, escadas, caminhos e canteiros por vezes desnecessários á funcionalidade e utilização do espaço.

A decisão de como intervir não foi fácil, uma vez que implicou a demolição de praticamente todas as estruturas construídas existentes bem como remoção da vegetação. No entanto pareceu ser a melhor forma de tirar o máximo partido deste espaço para o fim que os seus novos proprietários desejam, dotar a casa de um espaço exterior amplo para que a família com 3 crianças utilize o jardim diariamente, de acordo com os proprietários optou-se por uma transformação radical no jardim.

A palavra-chave de todo este projeto foi a simplificação do espaço e maximização das zonas utilizáveis.

 Para redesenhar este espaço de forma mais simples e funcional demoliram-se as escadas existentes na zona de acesso à rua, mantendo as cotas dos vários níveis, criando uma escada a paralela á parede da garagem

 Antes escadas de entrada..


Depois, escadas de entrada

Para estabilização destes desníveis criaram-se patamares com a construção de muretes em betão. O patamar junto à cozinha era muito pequeno e foi alargado criando-se uma simpática zona de refeições exterior, enquadrada por um canteiro de plantas aromáticas.

Em termos de vegetação e devido às demolições e movimentos de terras que foram feitos foi apenas possível a manutenção de uma árvore e de algumas trepadeiras junto aos muros. Num espaço desta dimensão optou-se por tapar os limites com vegetação para dotar o espaço de maior profundidade e libertar as zonas próximas de casa para deixar o espaço “ respirar”.


O pavimento existente no exterior foi todo removido e optou-se pela colocação de lajeta de betão nos caminhos e pedra nas escadas, desta forma o espaço ficou mais uniforme e com uma imagem mais contemporânea.

Antes
Depois

A zona de ligação da entrada com o jardim foi também simplificada, removidos os muretes e os remates dos canteiros. Toda esta zona foi plantada junto aos muros com trepadeiras, árvores de pequeno porte e arbustos, e deixada livre junto á casa e acessos, apenas com relvado e algumas plantações pontuais de herbáceas.

Antes
Depois acesso ao jardim..

Uma das exigências deste projeto era a colocação de uma piscina, esta foi construída no extremo oeste do jardim. O terreno foi modelado de forma a criar-se uma grande plataforma plana utilizando para tal as terras provenientes da escavação da piscina.

A zona onde foi construída a piscina antes da intervenção

Piscina acabada de construir 
A zona onde foi construída a pérgula

Pérgula..

A pérgula de madeira foi desenhada e construída à medida, esta será por excelência a zona de refeições exterior.
Zona de estar

Em termos de plantações e para facilitar a manutenção optámos junto á piscina pela colocação de sebes de bambu, pois conseguem tapar o vento e as vistas, têm um crescimento rápido e alguma transparência, foram escolhidas três espécies de bambu Chimonobambusa quadrangularis (zona de maior sombra), Phyllostachys nigra (bambu negro) e Semiarundinaria fastuosa.

Os arbustos e herbáceas escolhidos por estarem bem adaptadas à zona e conseguirem uma boa cobertura do solo e variações cromáticas interessantes, são os seguintes; Escallonia rubra, Viburnum tinus, Cuphea hyssopifolia, Felícia amelloides, Rosmarinus officinallis prostratus, Thymus citriodorus.

Obrigado à Raquel e a ao Luís !! ( proprietários deste jardim..)

Obrigado e até breve
Teresa Chambel
Imagens, Teresa Chambel
Construção
Sistema Métrico Engenharia Lda
Eng. Luís Faria
Jarpis  Manutenção de Jardins e Piscinas Lda
Diogo Guedes Vaz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve